segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A NHT LINHAS AEREAS comeca a Desaparecer do Céus!!!

O Primeiro já Foi!
Por: Matheus Henrique Online AUX

A venda da NHT LINHAS AÉREAS para o grupo catarinense Acauã em 18/05/2012, iniciou a contagem regressiva para o desaparecimento da marca gaúcha dos céus da região sul e sudeste do país. Duas aeronaves já foram retiradas da frota neste ano, o PR-NHA no mes de maio e o PR-NHD em julho.

O primeiro a deixar o Brasil será o PR-NHD batizado "Vega"(cn 072640). Seu último foi em 30/07/12 no NHG 4511 Santa Maria/RS (SMA) - Porto Alegre/RS (POA), e desde então está sendo preparado para entrega ao novo proprietário. O "Delta" foi comprado pelo Governo de Comores, um país insular formado por quatro ilhas na costa leste da África.

O avião foi completamente revisado e pintado nas cores do novo operador, sob o acompanham
ento de um piloto e um engenheiro do país africano. Nos próximos dias se iniciará o longo voo de translado até Moroni (capital de Comores), e para isto o LET foi equipado com tanques de combustível auxiliares, instalados internamente. Pilotos da NHT levarão o avião até o destino, e somente após o pouso final ocorrerá a baixa do registro brasileiro. As autoridades comorenses estão de olho em mais um LET, o PR-NHB "Antares" (cn 062637), cujas negociações estão em andamento.

O PR-NHA "Norma" (n 062636) foi vendido para uma companhia da África do Sul, e atualmente passa por revisão no hangar da NHT em Porto Alegre/RS (POA), sendo preparado para entrega ao novo proprietário. Provavelmente o PR-NHC "Polaris" (cn 072639) terá o mesmo destino.

O PR-NHE "Atria" (cn 082714) está a venda e o PR-CRX (cn 912617), única aeronave arrendada na frota da NHT, será devolvida ao próprietário. 


Relembrando que a sigla NHT tem origem no nome da Sra. Norma Helga Teixeira, a matriarca da família Teixeira, esposa do fundador do Grupo JMT (José Moacyr Teixeira), proprietário da companhia aérea. A companhia surgiu em AGO/2006 propondo a interligação de pequenas e médias cidades da região sul, com as capitais. O Grupo Acauã, cuja sede administrativa fica na cidade de Balneáreo Camburiú/SC, criou a Brava Linhas Aéreas para assumir a malha de voos da NHT. Técnicos da nova companhia estão nos Estados Unidos, preparando dois Embraer 120 "Brasília" para translado até o Brasil. A nova companhia manterá o seu hub em POA, e ainda não tem previsão para inicio das operações. Enquanto os "Brasílias" não chegam ao país, o Grupo Acauã arrenda os LET410 da NHT para manter a malha de voos ativa.

2 comentários:

  1. todo ano empresas com baixo fluxo de passageiros são engolidas pelas grandes ! a competitividade só aumenta cada vez mais no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. verdade bruno!! tomara que a SETE LINHAS AEREAS tm nao seja engolida!

    ResponderExcluir