sexta-feira, 25 de maio de 2012

Passaredo completa 2 anos de Tocantins!!!


Hoje é um dia bastante especial para a aviação tocantinense, em especial para a aviação palmense. Isso tudo porque a Passaredo Linhas Aéreas completa 2 anos de operação em Palmas, desde que retorno suas operações na capital mais nova do Brasil (lembrando que a empresa já operou no antigo aeroporto com o Embraer Brasília).

No dia 24 de maio de 2010 decolava de Guarulhos o Embraer 145 rumo ao primeiro voo da empresa com destino à Palmas (não estamos contando os voos realizados no antigo aeroporto). O voo realizava escalas em Uberlândia e Goiânia e só então vinha para a novinha do Brasil.
Quando do pouso da aeronave, uma cerimônia era realizada para a comemoração daquele grande marco. Inclusive, o governador, na época o Carlos Gaguim, e sua comitiva estavam no Aeroporto de Palmas aguardando para recepcionar a aeronave que era comandada pelo Cmte. Felício.
Naquele tempo, a Passaredo realizava duas ligações diárias entre Goiânia e Palmas, um voo era realizado no período de meio dia (este permanece até hoje) e o outro era realizado de madrugada. Lembro até hoje que era um adicional de dificuldade ao Controle de Tráfego Aéreo porque ele chegava junto com o TAM e o GOL vindo de Brasília.
Depois de alguns meses de operação a empresa chegou a solicitar dois voos novos para Goiânia (entretanto, suspeitávamos que esses voos viriam para substituir os já existentes. Resultado: os voos novos não saíram e o negócio continuou do jeito que tava).
No começo do ano passado, a Passaredo tentou inovar no mercado tocantinense. Solicitou um voo que seria inédito: Guarulhos-Palmas, direto e sem escala. Porém, o voo não foi autorizado, e a Passaredo achou por melhor deixar o assunto de lado e investir na rota já existente.
Na metade do segundo ano de operação a empresa iniciou uma franca ampliação da malha aérea, adicionando diversas novas bases. Entre elas, Belém; a capital paraense ganhou uma ligação com Uberlândia, Goiânia e Palmas através do único voo que ligava essas três cidades anteriormente.
Vale lembrar que todos os voos que estamos citando eram realizados com o Embraer 145, aeronave moderna, a jato, bimotor, com capacidade para 50 passageiros. Uma aeronave que une a segurança das aeronaves a jato com a operacionalidade simplificada das aeronaves regionais (certamente foi um ponto acertado da Embraer).
Ah, um detalhe que esqueci de mencionar, depois de algum tempo da solicitação dos outros 2 voos, a Passaredo cancelara o seu voo da madrugada, permanecendo apenas com o de meio dia. E bote permanecendo, o voo sempre chegava e decolava com ótimas ocupações!
É evidente que Belém não tem tanta ligação econômica com Palmas como Goiânia ou Brasília, porém, o voo para aquela cidade da Passaredo que antes embarcava poucas pessoas, hoje em dia já mostra o seu franco crescimento (mas ainda tem muito espaço para crescer). Esperamos que a medida que a empresa adote para ver o sucesso na rota não seja como as das outras: o fechamento do voo. É claro para qualquer um que com algumas medidas extras e pequenos esforços o número de vendas de um trecho pode aumentar sem igual.
Hoje em dia, notamos que os 50 lugares não são suficientes para a altíssima demanda no voo de volta (Belém-Palmas-Goiânia-Uberlândia), por esse motivo, esperamos (e acreditamos) que a Passaredo utilize o seus ATR72-600 (a primeira aeronave ainda está em fase de testes na França) nesse trecho Goiânia-Palmas.
Com o incremento dessa aeronave na frota, ela passará a ser a maior da empresa, com aproximadamente 80 passageiros, 30 assentos a mais que o Embraer 145. Entretanto, perde-se no tempo de voo (em um voo de 1h a jato, o ATR72 faz em 1h30′).
Outro detalhe importante é que mesmo com a entrada da Trip e da Azul no trecho Palmas-Goiânia, e com a antiga concorrência da Sete, a Passaredo continua embarcando excelentissimamente bem! Se vocês vissem, ficariam de cara, são números ótimos!
Então, finalizo por aqui meu post, dando parabéns à essa empresa, um tanto quanto especial no ramo regional, pelos seus 2 anos de operação no mercado palmense, cujo qual deve ser comemorado com bastante euforia. Afinal, manter-se 2 anos em um mercado que ainda implanta algumas dúvidas por causa da sua possível alta demanda é um marco surpreendente. E assim, esperamos sempre mais por novos voos! E que o sucesso da Passaredo e de todas as outras continuem!
Parabéns! Nós tocantinenses somos eternamente gratos! Online PMW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário