A Passaredo Linhas Aéreas, dentro de sua estratégia de substituição total de frota, recebeu , na cidade de Toulouse, França, a primeira das 14 aeronaves ATRs 72-600 encomendadas, juntamente com dois ATRs 72-500.
A cerimônia que aconteceu na sede da ATR, marca oficialmente a parceria comercial entre as empresas que prevê a entrega este ano de quatro ATRs 72-600, por meio do contrato de leasing com a empresa americana ALC ( Air Lease Corporation), além de duas aeronaves ATR 72-500 negociadas diretamente com a ATR.
A Passaredo Linhas Aéreas anunciou também a assinatura de um contrato de compra de dez aeronaves com opção de mais dez, firmado em 2011, totalizando 20 novas aeronaves ATRs 72-600 que serão entregues até 2015, com investimento estimado em US$ 450 milhões.
Esta nova frota deve operar em rotas do interior dos Estados para as capitais e em rotas de menor alcance para a qual a aeronave ATR 72-600 se apresenta com o menor custo do mercado. As aeronaves Embraer ERJ-145 serão mantidas na frota e estrategicamente operarão em rotas de médio e longo cursos. “Desta forma teremos ambos os modelos de aeronaves operando de maneira eficiente em relação ao consumo de combustível, que apresenta forte alta de preço desde o final de 2010”, disse o Comandante Felicio, presidente da Passaredo Linhas Aéreas.
Com a chegada das novas aeronaves, a empresa espera aumentar progressivamente a capacidade de passageiros, reduzindo substancialmente os custos por assento. “A aeronave ATR combina um desempenho altamente adequado à infraestrutura dos nossos aeroportos regionais com elevados padrões de conforto dos passageiros e baixo impacto ambiental”, completou o presidente.
Para os clientes o maior impacto nas rotas onde houver a mudança de aeronave ( do jato para o turbo hélices) será o tempo de percurso: enquanto um jato Embraer ERJ-45 tem velocidade de cruzeiro de 800 km/h a do ATR é de 470 km/h. Com isso o tempo para percorrer a mesma distância praticamente dobra. Em termos de conforto, os turboélices em geral oferecem mais espaço para os passageiros – isso depende da companhia, mas tem sido a regra no Brasil. Os modelos dividem opiniões, pois há os que preferem os ATR e quem os deteste.
O fato, contudo, é que os turboélices franceses cariam nas graças das companhias brasileiras e de toda a região. Atualmente há mais de 130 aeronaves voando na América Latina e Caribe, com as cores de 29 operadores – 60 delas em operação no Brasil. Nos próximos três anos, o número de ATRs voando no país deve atingir 100 aeronaves, segundo dados da fabricante.
Um destes ATRS com certeza virão para nossa região, quem sabe, no possível novo voo: Goiânia-Brasilia-Palmas-Araguaína, ida e volta….Sabemos que voar a Jato é melhor pois as viagens ficam mais rápidas e de certa forma mais confortáveis devido a maior altitude de cruzeiro dos jatos, porém a grande vantagem dos ATRs é que devido ao baixo consumo de combustível, as passagens podem ficar menores….
Online PMW
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