Libera ou Não?
Por: Matheus Henrique Online AUX
“Não podemos tapar o sol com a peneira, a Anac não vai liberar o aeroporto”, diz Zildomar destacando que “a regra da Aviação Civil não é diferenciar um aeroporto do outro, a regra é para todos”.
Com todas as explanações apresentadas pelo secretário municipal de Indústria Comércio e Turismo, Nahim Halum, e pelo engenheiro da Secretaria de Infraestrutura do Tocantins, Ricardo Garbaccio que debateram juntamente com os vereadores e demais autoridades sobre a reabertura do aeroporto de Araguaína nesta manhã na Câmara Municipal, o secretário municipal de Governo, Zildomar Dias de Almeida, afirmou não acreditar que a Anac atenderá a solicitação sem as devidas readequações.
Zildomar de Almeida, acredita que a Anac não assumirá a responsabilidade de liberação da pista sob entre outros argumentos de que em Araguaína a trafegabilidade é menor que os de grandes aeroportos e observa: “Se acontecer um acidente com a pista liberada fora das normas, quem vai assumir essa responsabilidade? E se a Anac é o órgão fiscalizador e está consciente do que cobra, nós enquanto Município e Estado, temos que nos adequar à regra do jogo”, diz o secretário defendendo a readequação e não a liberação imediata: “É uma questão de segurança, o transporte aéreo é o mais seguro do mundo, mas para isso todos os itens devem estar em conformidade e isto inclui a pista de pouso”.
Zildomar de Almeida, conclui seu discurso afirmando que a situação do aeroporto é um desrespeito para com a população de Araguaína. “É desumano ver o município que mais contribui com impostos no Estado estar fechado a mais de cinco meses! Eu como cidadão acho isso um absurdo!”.
Resposta
Em resposta ao posicionamento de Zildomar de Almeida, o engenheiro técnico da Seinfra, Ricardo Garbaccio, declarou que o principal requisito exposto pela Anac para a não reabertura do aeroporto diz respeito aos riscos da operacionalidade de aeronaves na pista molhada, mas destacou: “Estamos tentando a reabertura com algumas restrições, se chover e for preciso, fechamos o aeroporto. Não estamos afirmando que vamos burlar regras, elas existem para serem cumpridas. Agora com diálogo podemos discutir como isso poderá ser feito”
Onlien AUX
Nenhum comentário:
Postar um comentário